sábado, 24 de outubro de 2009

Projeto de Reorganização

Contexto histórico do projeto revolucionário comunista? Projeto de Reorganização?

Creio que já podemos (re)começarmos  o projeto histórico revolucionário, se ainda não comunista, ao menos anticapaitalista. Sou um homem de 27 anos e nunca recebi um convite, um panfleto, uma chamada pública ou uma mensagem para compor uma frente revolucionário, um partido ou algo parecido. Muito menos, fiz eu esse gesto. Sinal, talvez, que não seja o momento ideal?? Não creio nisto! O golpe militar deixou marcas históricas e amedrontou os resistentes; enfraqueceu os descendentes e glorificou os empreendimentos(capital). Fato estes observados no grande respeito ao processo eleitoral e partidário que vivenciamos atualmente mesmo com a relevante descrença nesse sistema político representativo: ruim com "ele" pior sem "ele". Traumático gesto repressor do Projeto Histórico Revolucionário.
Agora, o que fazer diante de tanta História? Se foi Lênin, se foi Trotsky, Stalin ou Baukuim, os responsáveis pelas glórias e fracasso do, então, projeto revolucionário comunista. 
Compreender a essência da história humana em sua complexa relação do ser social, chegando a conclusão que somos "essa própria história" , e que, por tanto, podemos criar uma novo sistema em função do coletivo ser social, e não mais de grupos focais da liberdade individual. Tal compreensão já me é o bastante para querer intervir de maneira "acertiva" no atual momento de "minha história" enquanto partícipe desse ser social que reconheço. Tal compreensão me permite afirmar, por exemplo, que, se o proletariado, em seu entendimento mais amplo, não assume a função protagonista do projeto revolucionário, não serei eu uma classe morta que aceitará "essa triste história". 
O que fazer então no processo de reorganização? E a pergunta que não cala: Cadê o Projeto? Tá feito? Falta terminar? Refazer?...em fim. O quê falta para o projeto reaparecer nas ruas das grandes cidades e no campo resistente? Invadir as comunidades reais e virtuais?
Bem, acho que vão me qualificar como pelego. Mas e aí? O projeto de reorganização?

Nenhum comentário:

Postar um comentário